UESC tem a sua primeira patente de invenção concedida

A Universidade Estadual de Santa Cruz acaba de obter sua primeira Patente, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O documento é uma cotitularidade com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e confere titularidade de invenção aos pesquisadores de ambas as universidades que desenvolveram um processo inovador de obtenção de extrato vegetal de catequinas a partir de plantas do gênero Camellia sp., especificamente, de folhas de Camellia sinensis var. assamica, conhecida popularmente como chá verde brasileiro.

A concessão da patente ocorreu dez anos após o pedido ter sido depositado no INPI pelos pesquisadores Grace Gosmann (UFRGS), Ana Maria Bergold (UFRGS), Martin Brendel (UESC), Cristina Pungartnik (UESC) e Samuel Takashi Saito (Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia).

Em entrevista, ao NIT – UESC, o pesquisador Samuel Takashi Saito, fala sobre o desenvolvimento da pesquisa e sobre o processo que resultou na conquista. Já a docente Cristina Pungartnik comenta sobre a expectativa de novos pedidos de patentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *